terça-feira, 29 de março de 2011

O que é um Sistema Operacional (SO)?


É um programa de sistema que controla todos os recursos do computador e fornece a base sobre a qual os programas aplicativos podem ser escritos.
Há muitos anos tornou-se necessário encontrar uma maneira de isolar os programadores da complexidade dos hardwares. A maneira com que isso se desenvolveu gradualmente foi colocar uma camada de software por cima do hardware básico para gerenciar todas as partes do sistema e oferecer ao usuário uma interface ou máquina virtual que é mais fácil de entender e de programar. Essa camada de software é o sistema operacional.
Uma importante função do sistema operacional é esconder toda a complexidade que existe na comunicação dos diversos dispositivos que compõem um computador e oferecer um conjunto mais conveniente de instruções para o programador trabalhar.
Por cima do sistema operacional está o resto do software de sistema. Aqui encontramos o interpretador de comandos (shell), sistemas de janelas, compiladores, editores e programas independentes de aplicações semelhantes. É importante saber que esses programas não são partes do sistema operacional, mesmo que eles tipicamente sejam fornecidos pelos fabricantes de computadores.
O sistema operacional é aquela porção do software que executa no modo kernel ou no modo supervisor. Os compiladores executam no modo usuário. Se um usuário não gosta de certo compilador, ele tem a liberdade de escrever o seu próprio compilador, mas não tem a liberdade de escrever o seu manipulador de instruções do disco que faz parte do sistema operacional e se encontra protegido por hardware para que não ocorram mudanças, principalmente feitas por usuários.
Por fim, acima dos sistemas operacionais vêm os programas aplicativos que irão auxiliar o usuário na resolução de seus problemas particulares. Programas esses que podem ser comprador para a resolução de processamento de textos, planilhas eletrônicas, programas de cálculo de engenharia e jogos.

O QUE SÃO SISTEMAS OPERACIONAIS?

Primeiramente vamos entender qual(is) a(s) funções de um sistema operacional.
A primeira é apresentar ao usuário o equivalente de uma máquina estendida ou máquina virtual que é mais fácil de programar que o hardware adjacente. Ou seja, o sistema operacional faz com que o programador não se “aprofunde” muito, já que ele quer é apenas uma abstração de ordem superior mais simples de lidar, já que como mencionado, a comunicação entre dispositivos são bastante complexos.
Outra função do sistema operacional que sua tarefa primária é monitorar quem está utilizando tal recurso, atender requisições de recurso, medir a utilização dos recursos e medir as requisições conflitantes de diferentes programas e usuários não deixando que vire um caos, por exemplo, quando três programas requisitassem uma impressão simultânea na mesma impressora.
E finalmente qual o conceito de Sistemas Operacionais? São sistemas que controla todos os programas neles instalados bem como as suas comunicações com os hardwares, que mantém a integridade do sistema e gerencia todas as tarefas requisitas e além de facilitar a vida dos programadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...