terça-feira, 1 de março de 2011

Sistema de Headless

Um sistema headless (sistema sem cabeça) é um sistema de computador ou dispositivo que tenha sido configurado para operar sem monitor, teclado e mouse. Um sistema headless geralmente é controlada através de uma conexão de rede, apesar de alguns dispositivos do sistema decapitado exigem uma conexão seja feita via RS232 (é um padrão para troca serial de dados binários entre um DTE (terminal de dados, de Data Terminal equipment) e um DCE (comunicador de dados, de Data Communication equipment). É comumente usado nas portas seriais dos PCs.) para a administração do dispositivo.
Durante a inicialização , alguns (especialmente os mais velhos) PC BIOS versões esperará indefinidamente por um usuário pressionar uma tecla antes de continuar se alguns dispositivos básicos não estão instalados ou conectados, efetivamente travar um sistema autônomo. These can include: Estas podem incluir:
 Nos sistemas mais modernos, o BIOS de fábrica normalmente será configurado para se comportar dessa forma também, mas essa configuração pode ser alterada através de uma facilidade de configuração da BIOS para prosseguir sem intervenção do usuário.
Mesmo nos casos em que um sistema tenha sido configurado para ser gerenciado remotamente, um teclado e placa de vídeo ainda pode ser necessário de vez em quando, por exemplo, para diagnosticar problemas de inicialização que ocorrem antes de um aplicativo de acesso remoto é inicializado.
Alguns servidores oferecem controle remoto através de uma placa de rede interna e hardware que espelha a tela do console. Por exemplo, a HP oferece uma solução chamada Integrated Lights-Out (OIT), que fornece essa funcionalidade. O acesso remoto ao sistema é obtida utilizando uma conexão web seguro para um endereço IP atribuído ao adaptador da OIT, e permite o monitoramento do sistema durante o start-up antes do sistema operacional é carregado.
Outra solução de hardware é utilizar um KVM-over-IP switch. Tal mudança é um dispositivo de partilha tradicional teclado, vídeo-Mouse com a capacidade adicional para fornecer sessões de controle remoto por IP. A conexão com o dispositivo KVM é adquirida usando um navegador web, que permite o monitoramento remoto do sistema conectado porta de console.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...