sábado, 26 de março de 2011

Introdução à Arquitetura de Computadores - Barramento


Em mais um capitulo, iremos ver o barramento que é responsável pela comunicação dos dados.

A seguir veremos o que é e quais os tipos de barramentos existentes.

BARRAMENTO

Um barramento, ou bus, nada mais é do que um caminho comum pelo qual os dados trafegam dentro do computador. Este caminho é usado para comunicações e pode ser estabelecido entre dois ou mais elementos do computador.
O tamanho do barramento é muito importante pois ele determina a quantidade de dados que podem ser transmitidos em uma única vez. Por exemplo, um barramento de 16 bits pode transmitir 16 bits de dado, e um barramento de 32 bits pode transmitir 32 bits de dados a cada vez.
Um computador tem diversos tipos de barramentos:
- Barramento do Processador: é o barramento que o chipset usa para enviar/receber informações do processador. O chipset são os chips de suporte adjacentes contidos na placa mãe.
- Barramento de Cache: é um barramento dedicado para acessar o sistema cache. Ele é algumas vezes chamado de barramento backside. Processadores convencionais que usam placas mãe de quinta geração tem uma cache conectada ao barramento de memória padrão.
- Barramento de memória: é um barramento que conecta o sub-sistema de memória ao chipset e ao processador. Em alguns sistemas o barramento do processador e o barramento de memória são basicamente a mesma coisa.
- Barramento local de E/S: é usado para conectar periféricos de alto desempenho à memória, chipset e processador. Por exemplo, placas de vídeo, interface de redes de alta velocidade geralmente usam um barramento deste tipo.
- Barramento padrão de E/S: conecta os três barramentos acima ao antigo barramento padrão de E/S, usado para periféricos lentos (modems, placas de som regulares, interface de redes de baixa velocidade) e também para compatibilidade com dispositivos antigos.
Todos os barramentos tem duas partes: um barramento de endereçamento e um barramento de dados. O barramento de dados transfere o dado em si (por exemplo, o valor da memória) e o barramento de endereçamento transfere a informação de onde o dado se encontra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...