domingo, 20 de março de 2011

Professores x Tecnologia


Há quem afirme que atualmente não vivemos sem tecnologia. De fato, ela está presente em nosso dia-a-dia. Seja ela tão diretamente ou não. Ela tem tanto poder que pode auxiliar na queda de ditaduras de décadas, ou seja, temos em mãos um grande conhecimento tecnológico e cientifico e porque não utilizá-lo na educação?

Tecnologia e educação estão quase que diretamente ligadas, já que ambas estão fundamentadas na separação do saber e poder.
De acordo com TJARA (2000) no inicio da introdução dos recursos tecnológicos na área educacional, houve uma tendência à imaginar que as tecnologias iriam solucionar os problemas educacionais, podendo chegar a substituir os próprios professores. No entanto, com o passar do tempo, percebeu-se a possibilidade de utilizar esses instrumentos para sistematizar os processos e a organização educacional e uma reestrutura do papel do professor.
Mas a tecnologia no campo educacional ainda sofre restrições por parte dos pedagógicos. Pelo fato de acharem que a mesma não ajuda a criar um ambiente histórico e cultural dos alunos em formação. Ou seja, ela não ajuda a criar pessoas criticas e reflexivas.
É grande a massa que reluta conta a tecnologia na educação. Será porque os professores não acompanham a velocidade das mudanças?
Ainda estão presos na educação de antigamente que era apenas aluno-professor e nada mais. O que o professor diria ser verdade, era verdade.
Uma das ferramentas que o docente "odeia" é a internet e uma parte nem sequer sabe o que seria um twitter ou facebook, páginas que estão em ascensão. Uns afirmam que a internet "assassina" a linguagem da comunicação enfatizando o detrimento da escrita. Isto ocorre? Sim, e muito. É só entrar em saladas de bate-papo e conferir internautas distorcendo a gramática.
Eles devem colocar na cabeça que com a chegada da informatização e os métodos atuais de educação não irão negar as educações tradicionais.
Por que que os alunos procuram a tecnologia para solucionar pequenas dúvidas? Porque existe em sala de aula a verticalização das informações. Eles mesmo (professores) dizem que para maiores informações é necessário uma pesquisa. E onde irão realizar essa pesquisa? Na internet. Porque não em bibliotecas? Porque muitas estão digitalizando seus acervos. E isto quer dizer o que? Tecnologia. E alguns desses livros podem ser encontrados pela internet.
Por mais que o corpo docente seja "conectado" uma grande parte ainda não possuem capacidade suficiente para lidar com recursos que irão auxiliar nas aulas. Não seria a hora dos professores se "reciclarem" Hoje não se usam mais o mimeógrafo e sim impressoras para se imprimir provas.
Em síntese, professores, vamos nos dar um "F5" para podermos acompanhar os avanços. A tecnologia veio pra ficar e não espera por ninguém. Por mais que existem criticas, a internet ainda é uma grande fonte de conhecimento e as ferramentas que auxiliam na criação de conhecimentos cada vez mais presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...