terça-feira, 15 de março de 2011

O Perfil do profissional de Informática

O perfil do profissional de informáica está mudando de forma tão perceptível que chega a assustar. Não que esse susto seja algo de mal, é pelo fato dela seguir e não esperar por ninguém.

Outro fato que não podemos deixar de citar é a exigência das empresas com relação aos seus funcionários, em especial aqueles profissionais de TI. Exigências essas que vão desde o seu comportamento até o seu conhecimento.
Falando um pouco da situação desses profissionais, podemos notar qua ainda não são legalmente reconhecidos, ou seja, ainda se permite que "qualquer pessoa" exerça a função, independente do local, tempo e qualidade de formação. E isto faz com que surjam infinitas entidades relacionadas à informática.
Muitos pensam que a informática é a solução em uma empresa, isso do ponto de vista de alguns empresários. Mas a informática hoje em dia tem como papel principal de ser uma ferramenta de trabalho e suporte à tomada de decisões e para isto ocorrer ,na empresa, tem de haver um envolvimento das pessoas que da mesma fazem parte e uma sedimentação entre os departamentos. Com o envolvimento das pessoas e setores há uma maior integração de informações. E esta integração a empresa tem a oportunidade de elevar sua produtividade e negócios obtendo assim maiores lucros.
Em um sistema tem de haver qualidade, o que seria ela estar adequada ao cliente; e tem que haver produtividade, que seria os resultados obtidos.
Em pesquisas feitas entre 1991 até 1997 podemos notar algumas coisas relacionadas aos perfil dos profissionais de informática, onde uma delas podemos citar: As empresas estão preferindo profissionais com capacitação de mão-de-obra, ou seja, ele deve estar em constante reciclagem, onde terá mais experiência e prática.
Outro detalhe a ser comentado é que é um exagero saber tudo de informática, pelo menos conhecer um pouco de tudo (ter noção) e especializar-se em um adeterminada área.
Hoje este profissional não deve saber apenas de informática, mas também de negócios, das funções administrativas e de outros idiomas (principalmente o inglês).
Além destes conhecimentos deve possuir assiduidade, atenção, comunicabilidade, concentração, criatividade, iniciativa, pontualidade, responsabilidade, sociabilidade e, de acordo com suas caracteristicas comportamentais, deve possuir mudança, compreensão, comprometimento, disciplina, equilibrio, humildade, liderança, organização, paciência, pesquisa e sensatez, ou seja, habilidades que envolvem o ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...