sábado, 26 de março de 2011

Introdução à Arquitetura de Computadores - Memória


Dando prosseguimento, irei comentar das memórias. Item bastante importante é nela onde armazena os dados e programas a serem executados pelo computador.
A seguir veja o que é e como se divide a memória.

MEMÓRIA

Se constitui de um conjunto de circuitos capazes de armazenar os dados e os programas a serem executados pela máquina. Categorias que podemos identificar:
- Memória Principal: ou memória de trabalho, onde normalmente devem estar armazenados os programas e dados a serem manipulados pelo processador.
- Memória Secundária: permitem armazenar uma maior quantidade de dados e instruções por um período de tempo mais longo.
- Memória Cache: se constitui de uma pequena porção de memória com curto tempo de resposta, normalmente integrada aos processadores e que permite incrementar o desempenho durante a execução de um programa.

TIPOS DE MEMÓRIA
- RAM: memória de leitura e escrita. A CPU usa a RAM para armazenar e executar programas vindos do disco, para ler e gravar dados que estão sendo processados. Outra característica é que se trata de uma memória VOLÁTIL, ou seja, quando o computador é desligado, todos os seus dados são apagados. Existem vários tipos de RAM com diversas características e para diversas aplicações. A mais conhecida é a DRAM (dinâmica) e a SRAM (estática).
- Memórias não-voláteis: são memória cujas as informações não são apagadas quando o computador é desligado. Dentre essas memórias existem: ROM: trata-se de uma memória PERMANENTE. Seu conteúdo nunca é perdido, mesmo com o computador desligado; PROM: trata-se de uma espécie de ROM que é produzida apagada. O fabricante pode programa-las, ou seja, gravar o seu programa. Essa gravação pode ser feitas apenas uma vez, pois utiliza um processo irreversível; EPROM: assim como ocorre na PROM, A EPROM pode ser programada e a partir daí, comporta-se como uma ROM comum, mantendo os dados armazenados mesmo sem corrente elétrica, e permitindo apenas operações de leitura. A grande diferença é que a EPROM pode ser apagada com raios ultravioleta de alta potência; EEPROM: tipo de memória ROM mais flexível, que pode ser apagada sob o controle de software. Esse é o tipo que se usa para armazenar as BIOS atuais. Desta forma o usuário pode efetuar a atualização da BIOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...