segunda-feira, 21 de março de 2011

Análises realizadas no Internet Explorer 9

Por Elaine Martins

Embora ainda seja um dos navegadores mais utilizados, o Internet Explorer sofreu uma queda significativa nos últimos anos. Se antes ele detinha 90% do mercado de navegadores, agora mal passa dos 55%. Mas a nova versão no browser da Microsoft mostra que veio para reverter essa situação e colocar o programa novamente na briga pela preferência dos usuários.


Centenas de comentários e críticas foram feito ao navegador desde as versões Beta e Release Candidate, mas não há como negar que o Internet Explorer está muito melhor, superando os concorrentes em alguns aspectos. Depois de testar e utilizar o navegador por alguns dias, o Baixaki traz para você alguns motivos que devem ser levados em conta e que podem fazer alguns usuários voltarem a empregar o browser em suas atividades diárias.



Vale lembrar que o intuito deste artigo não é dizer se o usuário deve ou não usar o Internet Explorer. O objetivo é mostrar que o navegador está no caminho certo e que existem motivos para que ele volte a ser utilizado como browser padrão.



Feito para Windows 7

A nona versão do Internet Explorer possui integração com um dos sistemas operacionais de maior sucesso dos últimos tempos da Microsoft, o Windows 7. Com isso, fica muito fácil adicionar suas páginas favoritas à Barra de tarefas do sistema. Basta arrastar o ícone ao lado do endereço e soltar na barra.
O atalho é exibido com o ícone personalizado da página e tem lista com funções específicas de cada site.


Aceleração por hardware

Este é um recurso considerado uma tendência para o futuro da navegação, e agora está presente no IE 9. O que a aceleração por hardware faz é utilizar a capacidade gráfica da placa de vídeo para acelerar o carregamento dos elementos de uma página.
A diferença de velocidade em relação à versão anterior é absurdamente notória. Embora os outros navegadores já façam uso desse recurso, agora ele também está presente no Internet Explorer e é tão eficiente quanto nos demais. Ou seja, agora a aceleração por hardware não é mais um grande diferencial entre os programas.


Gerenciamento de energia

O IE 9 utiliza as opções do Windows para definir as melhores configurações para o seu sistema. Quando o plano de energia está definido como equilibrado ou de alto desempenho, o navegador aproveita para utilizar mais recursos. Já se estiver no modo de economia, ele reduz o número de processos necessários para não sacrificar energia.


Novo visual e abas remodeladas

A interface remodelada chamou a atenção dos usuários desde a versão Beta do Internet Explorer. Seguindo os moldes do Google Chrome, o navegador possui apenas um campo para digitar endereços e fazer pesquisas (utilizando o Bing). Além disso, o histórico pode ser facilmente acessado, digitando um ponto de interrogação na Barra de endereços.



Por padrão, o espaço à direita da barra é destinado às abas abertas, mas nada impede que o usuário mude o layout para que os sites abertos sejam exibidos em uma nova linha. A disposição compacta deixa mais espaço para a visualização da tela, que é ligeiramente maior do que as do Firefox e do Chrome.
Embora os acabamentos do IE deixem um pouco a desejar em relação aos concorrentes, é difícil não elogiar a evolução do navegador da Microsoft no que diz respeito ao visual.


O criticado mais baixado

Nas primeiras 24 horas, o Internet Explorer foi baixado mais de 2,35 milhões de vezes. Ao todo, foram 27 downloads a cada segundo, uma marca impressionante para um software restrito a um sistema operacional. Ter esse volume de download não é para qualquer um.
Isso prova que, embora seja muito criticado pelos usuários, dos mais experientes aos iniciantes, o Internet Explorer ainda é o navegador preferido de milhares de pessoas. Muita gente fala mal, mas ao verem o novo visual e as melhorias que o browser trouxe, ficou difícil resistir.


JavaScript mais rápido

O Internet Explorer 9 surpreendeu na avaliação realizada pela equipe do Baixaki durante a análise do navegador. O SunSpider, teste que é focado exclusivamente em JavaScript, o IE 9 teve o melhor resultado entre os browsers.


Enquanto os concorrentes ficaram com a média acima dos 250 MS, a nova versão do Internet Explorer teve a média de 242.4 MS. Além de ficar abaixo dos demais aplicativos da categoria, o navegador da Microsoft mais uma vez mostrou grande evolução se comparado à versão anterior.
O teste Acid3, que foca em tecnologias DOM (Documento Object Model) e JavaScript, também foi realizado. O resultado foi de 95 pontos, um pouco abaixo dos valores apresentados pelo Chrome e pelo Opera (ambos com 100 pontos) e pelo Firefox 4 RC (com 97 pontos).
Porém, o IE 9 está à frente do Firefox 3, que apresentou pontuação 93, e muito à frente da versão Internet Explorer  8, que somava apenas 20 pontos. Novamente, a evolução do navegador é inegável.


Segurança reforçada

Uma das características que chamou bastante a atenção dos usuários na nova versão do Internet Explorer é a segurança reforçada do navegador. Ele conta com uma série de funções criadas unicamente para tornar a navegação nos sites mais segura. Além disso, as funcionalidades antigas foram melhoradas a fim de corrigir diversos erros.
O Filtro SmartScreen, utilizado para a proteção contra páginas fraudulentas, foi melhorado e agora identifica um número muito maior de sites falsos. Através da proteção de rastreamento, o usuário determina os sites para os quais ele autoriza o compartilhamento de informações.



Como explica a Microsoft, anúncios e outros objetos de muitas páginas são fornecidos por terceiros e podem rastrear os hábitos de navegação do internauta. O recurso visa identificar e bloquear essas formas de rastreamento indesejado.


Preparado para o futuro

Estar preparado para o futuro da internet é importante, e este é outro motivo para voltar a usar o Internet Explorer 9. Isso porque o navegador suporta os mais novos formatos da web, como HTML5, CSS3, SVG (para imagens) e WebM (para vídeos). No caso do Internet Explorer, o formato de vídeo não é nativo. No entanto, o plugin WebM for IE9 permite que os usuários desfrutem da qualidade dos vídeos em WebM sem problemas.


Gerenciador de downloads inteligente

Depois de muitos pedidos, o IE 9 finalmente conta com um gerenciador de downloads que permite acompanhar, organizar e procurar entre os arquivos baixados. O interessante é que agora o usuário pode pausar o download para continuá-lo mais tarde (quando o servidor suportar).
Há também um campo de pesquisa e filtro SmartScreen, que visa impedir o acesso a sites suspeitos. Dessa maneira, arquivos de origem duvidosa não são baixados. O gerenciador funciona em uma janela independente, logo, é possível fechar o navegador sem interromper o download.


WebSlice e extensões

WebSlice se assemelha a um favorito, porém trata somente de uma parte específica de um site. Por exemplo, em uma página de previsão do tempo, é possível escolher ser avisado só quando o mapa com a imagem das nuvens for atualizado. Essa ferramenta já estava presente no Internet Explorer 8, mas para a nona versão ela foi reformulada e está mais fácil de utilizar.
Além disso, agora é possível instalar e utilizar extensões sem problemas de travamentos no navegador. Apesar de suportar muito bem os add-ons, a Microsoft avisa que não pretende investir muito nesse recurso e nem incentiva o desenvolvimento de complementos. Ainda assim, eles se preocuparam em inserir tal funcionalidade no Internet Explorer 9.


A pedidos

A Microsoft se preocupou em ouvir os usuários do Internet Explorer e criaram um navegador com base nos pedidos e melhorias sugeridos. Mesmo tendo deixado algumas ferramentas de lado, é possível afirmar que o browser foi desenvolvido sob encomenda para daqueles que fazem uso dele.


Uma experiência diferente

A equipe do Baixaki ficou surpresa com a desenvoltura que a nona versão do navegador apresentou. Depois de utilizar o Internet Explorer 9 desde o dia de lançamento, alguns membros da redação afirmaram que ele realmente está muito melhor, sendo possível utilizá-lo sem problemas de travamento ou lentidão.
.....
Obviamente ainda há muito que fazer para que o navegador da Microsoft retome sua posição de destaque entre os aplicativos do gênero, mas sem dúvida alguma, ele está no caminho certo. Para saber um pouco mais a respeito do Internet Explorer 9, confira a análise do Baixaki. E não se esqueça de enviar um comentário falando a respeito das primeiras impressões que o IE9 passou a você.

Créditos: Baixaki


Nota do Blog: Apesar do novo internet explorer ter algumas melhorias, ainda prefiro continuar usando o Firefox e/ou Chrome que a tempos já possuem alguns desses recursos incorporados.

Um comentário:

  1. Firefox e Chrome com alguns desses recursos, muita modestia pra não dizer que eles possuem todos esses novos recursos no IE9.

    Prefiro nem pensar em usar IE da Micro$oft.
    Veja esse link: Usuários do IE têm QI baixo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...