quinta-feira, 31 de março de 2011

Modelos de Processos de Software

Um modelo de processos de software é a apresentação abstrata de um processo de software.
Alguns desses processos são esses:
- Modelo em cascata;
- Desenvolvimento evolucionário;
- Desenvolvimento iterativo;
- Desenvolvimento baseado em componentes;
MODELO EM CASCATA

Mostra um desenvolvimento linear e sequencial das fases do projeto. Da forma que a fase for terminada passamos para a próxima fase. Permite o acompanhamento do projeto por vários setores.
Sua grande desvantagem é na flexibilidade ou revisão.
De acordo com Pressman (1995) os projetos reais raramente seguem o fluxo sequencial que o modelo propõe; Muitas vezes é muito difícil identificar e até mesmo o próprio cliente dizer suas reais necessidades;
Vantagens: Permitir a gerência do baseline, que identifica um conjunto fixo de.
documentos produzidos como resultado de cada fase do ciclo de vida.
Desvantagens: não é capaz de estabelecer como efetuar engenharia reversa de um sistema existente e faltam noções de prototipação rápida e desenvolvimento incremental.

DESENVOLVIMENTO EVOLUCIONÁRIO

Estudos mostraram que o software, como todos os sistemas complexos, evoluem durante um período de tempo e os requisitos do negócio e do produto mudam frequentemente à medida que o desenvolvimento prossegue dificultando um caminho direto para um produto final (PRESSMAN, 2006).

DESENVOLVIMENTO ITERATIVO
ESPIRAL

Foi desenvolvido para abranger as melhores características tanto do ciclo de vida clássico como da prototipação, acrescentando ao mesmo tempo um novo elemento, a análise de riscos que falta a esses paradigmas.
Neste processo dá capacidade ao cliente e ao desenvolvedor a entender e reagir aos riscos em cada fase evolutiva. Possibilitando assim a criação de um protótipo para cada fase mostrando assim possíveis riscos/falhas.

INCRIMENTAL

É interativo igual à prototipagem, mas o incremental tem como objetivo apresentar um produto operacional a cada incremento realizado.
Esse modelo é muito útil quando a empresa não possuem mão de obra disponível no momento para uma implementação completa, dentro do prazo estipulado.

DESENVOLVIMENTO BASEADO EM COMPONENTES

Também é conhecido como componente-based software engineering (CBSE) ou simplesmente componente de software (BROW, 1997).
De acordo com Pressaman (2006) utiliza paradigma de orientação a objetos baseando-se em classe como código reutilizável, ou seja, o componente.

Referência: Modelos de Processos de Engenharia de Software. Rafael Orivaldo Lessa, Edson Orivaldo lessa Junior. Princípios da Engenharia de Software Acesse aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...