quarta-feira, 16 de março de 2011

Redes Mesh uma "nuvem de conectividade"

Nada mais são, do que redes sem fio onde se pode conectar com facilidade cidades inteiras.
Como seria essa conexão? A conexão é espalhada entre dezenas e até centenas de pontos mesh wireless conectados entre si.

O que seriam esses pontos? São pequenos rádios transmissores que funcionam da mesma forma que um roteador wireless já que usam o mesmo padrão WiFi (802.11a,b e g). Estes pontos são programados com softwares dizendo a eles como interagir com a rede maior. Esses pontos escolhem o caminho mais rápido e seguro para o tráfego de pacotes o que seria mais ou menos um ROTEAMENTO DINÂMICO.
Somente um ponto precisa ser fisicamente ligado a uma conexão de rede, fazendo com compartilhe sua internet com todos os outros pontos ao seu redor. Ou seja, dificilmente você perderá uma conexão.
E quanto mais pontos forem instalados e espalhadas maior será a abrangência de sua rede podendo assim conectar um pequeno escritório até uma cidade com milhões de pessoas.

Em sua tecnologia não precisa ser conectado a alguma coisa. Precisa apenas de uma fonte de alimentação, baterias ou painéis solares, se este estiver ao ar livre. E além do mais possuem uma proteção impermeável e podem ser montado em qualquer lugar.
Nestas redes podem ser conectados diversos tipos de conectores tais como: Voip, câmeras de vídeo, servidores e estações usando o cabo ethernet.

VANTAGENS

  • Na sua instalação o uso de menos cabos faz com que seu custo seja baixo, tornando assim muito viável para grandes áreas de cobertura;
  • Quanto mais ponto instalados pela cidade ou área maior e mais rápida será a rede;
  • São úteis para as configurações de rede NLos em que os sinais wireless são bloqueados;
  • "Se configura imediatamente". Ou seja, ela se incorpora automaticamente um ponto novo sem a necessidade da intervenção do administrador da rede;
  • Como a rede encontra os caminhos mais rápidos e confiáveis elas se tornam "auto-reparadas";
  • As configurações da malha sem fio permitem que redes locais funcionem com mais rapidez, pois os pacotes locais não precisam voltar para um servidor local;
  • Fácil instalação e desinstalação;


Aplicações das redes mesh sem fios

Cidades e municipalidades
Com as redes mesh sem fios, as cidades podem conectar cidadãos e serviços públicos através de uma ampla conexão sem fio de alta velocidade.
Cada vez mais regiões comerciais estão instalando hotspots de WiFi públicos. As redes mesh permitem que as cidades conectem, de uma forma simples e barata, todos os hotspots juntos para cobrir toda a municipalidade
Algumas vantagens das redes mesh municipal:
  • as pessoas que costumam viajar podem verificar seus e-mails no trem, no parque, em um restaurante;
  • os responsáveis por obras públicas podem monitorar o diagnóstico dos fornecimentos de água e energia da cidade instalando pontos sem fios nas estações de tratamento de água, nas tubulações e nos geradores. Não há necessidade de abrir valetas para passar os cabos;
  • os trabalhadores de emergência e segurança pública podem acessar as redes virtuais seguras dentro de uma rede maior para manter abertas as linhas de comunicação, mesmo quando o serviço de telefonia fixa ou móvel estiver inoperante. Com os pontos mesh montados em postes de luz e semáforos, policiais e bombeiros podem permanecer conectados à rede, mesmo em movimento.
De acordo com um relatório da MuniWireless.com (em inglês), em março de 2007, 81 cidades dos Estados Unidos já tinham instalado as redes sem fios municipais em toda a região ou cidade, e outras 164 estão construindo ativamente tais redes. O relatório também afirma que 38 cidades norte-americanas já possuem redes wireless municipais para uso exclusivo da segurança pública e dos funcionários da cidade.
Entretanto, nem todas as redes sem fios municipais existentes são redes mesh. Algumas funcionam com uma tecnologia chamada WiMAX, que tem a capacidade de transmitir os sinais a grandes distâncias usando poderosas transmissões por microondas. Outras redes municipais utilizam uma combinação de malha, WiMAX e outros.
Países em desenvolvimento
As redes mesh sem fios são úteis em países sem uma ampla infra-estrutura com fios; como um serviço de telefonia ou mesmo de eletricidade. Os pontos alimentados por energia solar podem ser conectados a um celular ou a uma conexão de Internet via satélite, o que poderia manter toda uma vila on-line.
Locais isolados e distantes
Mesmo nos países desenvolvidos, existem locais muito distantes da rede de provedores tradicionais de acesso à Internet de alta velocidade. Para essas regiões, estão sendo consideradas as redes mesh sem fios. Vários pontos seriam montados do ponto de acesso com fio disponível mais próximo até a área de difícil alcance.
Educação
Muitas escolas, faculdades e universidades estão transformando seus campus inteiros em redes mesh sem fios. Essa solução elimina a necessidade de enterrar cabos em construções antigas e atravessar os campus. Com dezenas de pontos internos e externos bem localizados, qualquer pessoa ficará conectada o tempo todo.
As redes mesh também têm a capacidade de atender as necessidades de alta largura de banda de alunos que precisam fazer o download de arquivos grandes.
As escolas também podem montar todo seu sistema de segurança pública na rede, monitorando as câmeras de segurança e mantendo todo o pessoal em constante comunicação em situações de emergência.
Saúde
Muitos hospitais estão espalhados em prédios compactos, onde as redes de computador não foram projetadas durante sua construção. Os pontos mesh sem fios podem virar esquinas e enviar sinais a curtas distâncias através de vidros espessos, de modo a garantir acesso em todo ambiente operacional, laboratório e consultório.
A capacidade de conectar-se à rede é crucial, já que cada vez mais médicos e outros profissionais da saúde mantêm e atualizam as informações dos pacientes - resultados de exames, histórico médico e até informações sobre seguro - em dispositivos eletrônicos portáteis carregados de sala em sala.
Hospitalidade
A conectividade de Internet de alta velocidade em hotéis e resorts tornou-se regra, não exceção. As redes mesh sem fios são rápidas e fáceis de configurar interna e externamente sem ter que remodelar as estruturas existentes ou interromper negócios.
Locais temporários
Locais de construção podem aproveitar a fácil instalação e remoção das redes mesh sem fios. Arquitetos e engenheiros podem ficar conectados ao escritório, e as câmeras de vigilância controladas por Ethernet podem diminuir a ocorrência de roubos e vandalismo. Os pontos mesh podem ser movidos e adicionados à medida que o projeto da construção progride.
Outros locais temporários, como eventos na rua, shows ao ar livre e comícios políticos, podem montar e desmontar redes mesh sem fios em questão de minutos.
Depósitos
Simplesmente não há uma maneira eficaz de manter o controle do estoque e a logística de transporte sem os tipos de scanners portáteis controlados por Ethernet usados em depósitos modernos. As redes mesh sem fios podem garantir conectividade por toda a estrutura de um grande depósito com pouquíssimo esforço.
Futuras aplicações
O exército dos Estados Unidos, que ajudou a desenvolver a tecnologia mesh sem fios, espera o dia em que milhares de pontos de malha do tamanho de um microchip poderão ser colocados em um campo de batalha para montar redes instantâneas de vigilância e reconhecimento. As informações serão encaminhadas para as tropas em terra e o pessoal no quartel general.
Fabricantes de carro e empresas de telecomunicações estão trabalhando para desenvolver o ITS (Intelligent Transport Systems - Sistemas de Transporte Inteligente) controlado por redes mesh sem fios nas ruas e estradas. Com o uso de uma rede automatizada de câmeras de vigilância e sensores dentro do carro, os responsáveis pela segurança pública podem monitorar de perto os acidentes de trânsito e as condições das estradas perigosas.
PC Magazine (em inglês) relata que está sendo criada uma tecnologia que avisa um motorista quando um carro próximo aciona seu airbag. As redes mesh móveis também prometem aperfeiçoamentos para as opções de entretenimento no carro, como downloads de músicas digitais e filmes.
Os fabricantes de chips e desenvolvedores de software de rede como aEmber Corporation (em inglês) já comercializam soluções para casas e prédios automatizados que implementam as redes mesh para controlar e monitorar remotamente os sistemas de vigilância, o controle de temperatura e os sistemas de entretenimento. As futuras aplicações das redes mesh sem fios são limitadas somente por nossa imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...