segunda-feira, 11 de abril de 2011

Duas técnicas de ataque de senhas

A utilização de senhas seguras é um dos pontos fundamentais para uma estratégia efetiva de segurança. A senha tem como objetivo permitir que somente as pessoas autorizadas tenham acesso a um sistema ou à rede, e são criadas e implementadas pelos próprios usuários ou pelos sistemas que gera a senha automaticamente. Palavras, símbolos ou datas fazem com que as senhas tenham algum significado para os usuários, permitindo que eles possam facilmente lembrá-las. Neste ponto é que existe o problema, pois muitos usuários priorizam a conveniência ao invés da segurança. Como resultado, eles escolhem senhas que são relativamente simples, para que possam lembrar facilmente, facilitando o trabalho dos hackers. Em virtude disso, invasores em potencial estão sempre testando as redes e sistemas em busca de falhas para entrar.

CLIFF [1], descreve as duas técnicas de ataque de senhas:

Ataque de Dicionário: Nesse tipo de ataque são utilizados combinações de palavras, frases, letras, números, símbolos, ou qualquer outro tipo de combinação geralmente que possa ser utilizada na criação das senhas pelos usuários. Os programas responsáveis por realizar essa tarefa trabalham com diversas permutações e combinações sobre essas palavras. Quando alguma dessas combinações se referir à senha, ela é considerada como quebrada (Cracked). Geralmente as senhas estão armazenadas criptografadas utilizando um sistema de criptografia HASH. Dessa maneira os programas utilizam o mesmo algoritmo de criptografia para comparar as combinações com as senhas armazenadas. Em outras palavras, eles adotam a mesma configuração de criptografia das senhas, e então criptografam as palavras do dicionário e comparam com senha.

Força-Bruta: Enquanto as listas de palavras, ou dicionários, dão ênfase a velocidade, o segundo método de quebra de senhas se baseia simplesmente na repetição. Força-Bruta é uma forma de se descobrir senhas que compara cada combinação e permutação possível de caracteres até achar a senha. Este é um método muito poderoso para descoberta de senhas, no entanto é extremamente lento porque cada combinação consecutiva de caracteres é comparada.
Ex: aaa, aab, aac ..... aaA, aaB, aaC... aa0, aa1, aa2, aa3... aba, aca, ada...


Referência: CLIFF, A. Password Crackers – Ensuring the Security of Your Password,
http://www.securityfocus.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...