domingo, 15 de maio de 2011

Mitos de Gerenciamento

Mito 1 - "Se a equipe dispõe de um manual repleto de padrões e procedimentos de desenvolvimento de software, então a equipe está apta a encaminhar bem o desenvolvimento."
Realidade 1 - Isto verdadeiramente não é o suficiente... é preciso que a equipe aplique efetivamente os conhecimentos apresentados no manual... é necessário que o conste no dado manual reflita a moderna pratica de desenvolvimento de software e que este seja exaustivo com relação a todos os problemas de desenvolvimento que poderão aparecer no percurso...

Mito 2 - "A equipe tem ferramentas de desenvolvimento de software de última geração, uma vez que eles dispõem de computadores de última geração."
Realidade 2 - Ter a disposição o último modelo de computador (seja ele mainframe, estação de trabalho ou PC) pode ser bastante confortável para o desenvolvedor do software, mas não oferece nenhuma garantia quanto à qualidade do software desenvolvido. Mais importante do que ter um hardware de última geração é ter ferramentas para a automação do desenvolvimento de software (as ferramentas CASE)...

Mito 3 - "Se o desenvolvimento do software estiver atrasado, basta aumentar a equipe para honrar o prazo de desenvolvimento."
Realidade 3 - Isto dificilmente vai ocorrer na realidade... alguém disse um dia que "...acrescentar pessoas em um projeto atrasado vai torná-lo ainda mais atrasado..." De fato, a introdução de novos profissionais numa equipe em fase de condução de um projeto vai requerer um etapa de treinamento dos novos elementos da equipe; para isto, serão utilizados elementos que estão envolvidos diretamente no desenvolvimento, o que vai, consequentemente, implicar em maiores atrasos no cronograma.

Fonte: Engenharia de Software - Conceitos Básicos    Prof.:Vitório Bruno Mazzola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...