domingo, 22 de maio de 2011

Fatores de Qualidade de um Sistema


Correção: É a capacidade dos produtos de software de realizarem suas tarefas de forma precisa, conforme definido nos requisitos e na especificação. É um fator de suma importancia em qualquer categoria de software. Nenhum outro fator poderá compensar a ausencia de correção. Não é interessante produzir um software exatamente desenvolvido do ponto de vista da interface homem-máquina, por exemplo, se as suas funções são executadas de forma incorreta.

Robustez: A robustez é a capacidade do sistema funcionar mesmo em condições anormais. É um fator diferente da correção. Um sistema pode ser correto sem ser robusto, ou seja, o seu funcionamento vai ocorrer somente em determinadas condições. O aspecto mais importante relacionado à robustez é a obtenção de um nivel de funcionamento do sistema que suporte mesmo em situações que não foram previstas na especificação dos requisitos. Na pior das hipóteses, é importante garantir que o software não vai provocar consequencias catastroficas em situações anormais.

Extensibilidade: É a facilidade com a qual se pode introduzir modificações nos produtos de software. Este fator nem sempre é muito bem entendido, principalmente quando se trata de pequenos programas. Por outro lado, para softwares de grande porte, este fator atinge uma importancia considerável.

Reusabilidade: É a capacidade dos produtos de software serem reutilizados, totalmente ou em partes, para novas aplicações. Este fator permite, principalmente, atingir uma grande economia e um nivel de qualidade satisfatorios na produção de novos softwares, dado que menos programa precisa ser escrito, o que significa menos esforço e menor risco de ocorrencia de erros.

Compatibilidade: Corresponde à facilidade com a qual produtos de software podem ser combinados com outros. Este é um fator importante, dado que um produto de software é construido (e adquirido) para trabalhar convivendo com outros softwares.

Eficiencia: Está relacionada com a utilização racional dos recursos de hardware e de sistema operacional da plataforma onde o software será instalado.

Portabilidade: Consiste na capacidade de um software em ser instalado para diversos ambientes de software e hardware. Nem sempre é um caracteristica facilmente atingida, devido principalmente às diversidades existentes nas diferentes plataformas em termos de processador, composição dos perifericos, sistema operacional, etc...

Facilidade de uso: É um dos mais fortemente detectados pelos usuarios do software.

Fonte: Qualidade de software - Prof.:Vitório Bruno Mazzola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...