quinta-feira, 14 de abril de 2011

Firewalls em nível de Aplicação


Nesse tipo de firewall, o controle é executado por aplicações específicas, denominadas proxy, para cada tipo de serviço a ser controlado. Essas aplicações interceptam todo o tráfego recebido e o envia para as aplicações correspondentes; assim, cada aplicação pode controlar o uso de um serviço.

Apesar desse tipo de firewall ter uma perda maior de desempenho, já que analisa toda a comunicação utilizando proxy, ele permite uma maior auditoria sobre o controle no tráfego, já que as aplicações específicas podem detalhar melhores os eventos associados a um dado serviço.


O endereço IP do proxy é a única informação realmente necessária. Instituições usando endereços, por exemplo, classe A (como 10.*.*.*), em suas redes particulares podem ainda acessar a internet contanto que o proxy seja visível tanto para a rede particular como para a Internet.


Proxy permite um alto nível de log das transações de clientes, incluindo endereço IP, data e hora, URL, contagem de bytes e código de sucesso. Qualquer campo (seja de metainformação, ou seja, comum) em uma transação WEB é um candidato para log. Isto não é possível com log no nível IP ou TCP.


Também é possível fazer a filtragem de transações de clientes no nível do protocolo de aplicação. O proxy pode controlar o acesso a serviços por métodos individuais, servidores e domínios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...