terça-feira, 5 de abril de 2011

Modelo de Análise - Modelo Estruturado

O método que um analista empregará para o desenvolvimento de um sistema, pode ser entendido como um caminho a ser percorrido em etapas, algumas delas podendo ser desenvolvida em paralelo, outras não. As técnicas são procedimentos parametizados e sistemáticos, pelos quais uma tarefa é executada, ou seja, é a forma de se caminhar pelo caminho escolhido.

MODELO ESTRUTURADO

A analise estruturada é uma abordagem sistemática para fazer analise de um sistema de modo a produzir uma especificação funcional que define as funções e estruturas de dados que constituem o sistema.
A analise estruturada usa técnicas gráficas, simples, modulares, complementares.
Nesta fase o analista tem a necessidade de saber comunicar-se com os clientes para se ter uma maior clareza das ideias.

3.1 – MODELO AMBIENTAL
Representa a fronteira entre o sistema e o ambiente, ou seja, descreve o ambiente no qual o sistema se insere descrevendo o contexto do sistema, que deve ter os seguintes componentes:
- Declaração de Objetivos;
- Diagrama de Contexto;
- Listas de Eventos;
- Listas de Respostas;
- Lista de Entidades Externas;

3.1.1 – DECLARAÇÃO DE OBJETIVOS
É uma declaração textual concisa e breve dos objetivos do sistema. Uma declaração mais detalhada deve ser deixada para o modelo comportamental.
EXEMPLO: O propósito do Sistema de Processamento de Livros é manipular todos os detalhes dos pedidos dos livros, bem como as remessas, faturação e cobranças a clientes com faturas em atraso. Informações sobre os pedidos de livros devem estar disponíveis para outros sistemas, tal como marketing, vendas e contabilidade. O propósito principal do sistema é reduzir o tempo necessário para processar um pedido de 3 para 1 dia.




3.1.2 – DIAGRAMA DE CONTEXTO
É um caso especial de diagrama de fluxo de dados, no qual um único processo representa o sistema inteiro. É composto por: Terminadores (Entidades Externas); Fluxos de Dados e é composto por um único processo, que representa todos o sitemas.

3.1.2.1 – PROCESSO
É a parte mais fácil do diagrama do contexto, onde consiste de um único circulo. O nome do processo é normalmente o nome do sistema.

3.1.2.2 – TERMINADORES
São representados por um retângulo. Os terminadores se comunicam diretamente com os sistema através de fluxos de dados ou de fluxos de controle, ou através de depósitos de dados externos. Os terminadores não se comunicam entre si.
O diagrama de contexto deve ser construído de modo que as entradas sejam causadas e iniciadas pelos terminadores e que as saídas sejam causadas e iniciadas pelo sitema.

3.1.2.3 – FLUXO DE DADOS
Um fluxo é graficamente representados por uma seta que entra ou sai de um sistema ou processo. O fluxo é uma seta utilizada para mostrar o movimento de fragmentos ou de pacotes de dados de um ponto para outro. Assim, o fluxo representa dados em movimento.

3.1.3 – LISTAS DE EVENTOS
São estímulos que ocorrem no mundo exterior aos quais o sistema deve responder.

3.1.3.1 – TIPOS DE EVENTOS: Evento orientado por Fluxo (F); Evento Temporal (T);

3.1.3.2 – COMPOSIÇÃO
- Sujeito (Entidade externa) + Verbo + Objeto (Fluxo de dados)
- É HORA + Verbo + Objeto + [CONDIÇÃO] (Temporal)

3.1.3.3 – EXEMPLOS DE EVENTOS
- ORIENTADO POR FLUXO
            Correntista solicita saldo
            Correntista altera endereço
- EVENTO TEMPORAL
            É hora de abrir a agência
            É hora de emitir estrato

3.1.4 – LISTAS DE RESPOSTAS
Consiste em uma lista das respostas aos “estímulos” que ocorrem no exterior do sistema e aos quais o sistema deve responder. Exemplos: Relatório de vendas é enviado à direção; Relatório de comissões é enviado à contabilidade.

3.1.5 – LISTAS DE ENTIDADES EXTERNAS
Consiste em uma lista narrativa das atividades externas que geram fluxos de dados no sentido do sistema ou recebem fluxos de dados como respostas aos primeiros. Exemplos: Fornecedor, Direção, Cliente e etc.

Cada fluxo de entrada é necessário ao sistema para reconhecer que um evento ocorreu, ou é necessário ao sistema para a produção de uma resposta a um evento, ou ambas.
Cada fluxo de saída é uma resposta a um evento.
Cada evento não temporal da lista de eventos tem entradas a partir das quais o sistemas pode detectar que o evento ocorreu.
Cada evento produz uma saída imediata como resposta, ou armazena dados para serem emitidos como saída posterior, ou faz com que o sistema a mude de estado.

Ref.: Análise Estruturada Moderna (Yourdon) Modelo Ambiental Álvaro Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...