domingo, 12 de junho de 2011

V-Model (Software Devolepment)


Representa um processo de desenvolvimento de software podendo até ser considerado uma extensão do modelo em cascata. Ao invés de descer de uma etapa linear, as etapas do processo são curvadas pra cima após   a codificação da fase formando assim um típico formato de V.
O V-Model demonstra as relações entre cada fase do ciclo de vida de desenvolvimento e seus associados da fase de teste. Os eixos vertical e horizontal representa o tempo ou o projeto completo e nível de abstração respectivamente.

Ele resume as principais medidas a serem tomadas em conjunto com as prestações correspondentes no sistema informatizado de validação do quadro.

OBJETIVO

  • Minimização de riscos do projeto: Aumenta a transparência e controle do projeto, especificando as abordagens padronizadas e descrevendo os resultados e os papéis correspondentes responsáveis.
  • Aprimoramento e Garantia da Qualidade: Garantia dos resultados completos e com a qualidade desejada. 
  • Redução do custo total sobre todo o projeto e Ciclo de Vida do Sistema: O esforço para o desenvolvimento, produção e manutenção de um sistema podem ser calculadas, estimadas e controladas de forma transparnte através deste processo. 
  • Melhoria de comunicação entre os desenvolvedores
FASES DO PROCESSO
  • Análise de Requisitos (Requirements Analysis): Os requisitos do sistema propostos são coletados através de análises das necessidades do usuário. Será descrito o sistema funcional, o desempenho, dados, segurança conforme o esperado pelo usuário. Os testes de aceitação (Acceptance Teste) serão projetados nesta fase.
  • Sistema de Design (System Design): É a fase onde os engenheiros de sistemas analisam e entendem o negócio proposto pelo sistema. Nesta fase será definida as técnicas e necessidades a serem utilizados na implementação do sistema. Nesta fase serão feitos os teste do sistema (Software test),
  • Arquitetura de Design (Architecture Design): Nesta fase serão consiste na verificação de módulos, funcionalidades, sua interface de relacionamento, dependências, banco de dados, diagrama de arquiteturas, os detalhes de tecnologia e etc. O teste realizado nesta fase é o de integração (integration testing).
  • Módulo Design (Module Design): O sistema é dividido em módulos menores e cada uma passará por uma "explicação" para que o programador começa a trabalhar diretamente. Nesta fase é feito o teste de unidade (Unit Test).
Fonte: Wikipedia

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...