quinta-feira, 14 de julho de 2011

Diagrama Estrutural


Os diagramas estruturais tratam o aspecto estrutural tanto do ponto de vista do sistema quanto as classes. Existem para visualizar, especificar, construir e documentar os aspectos estáticos de um sistema, ou seja, a repesentação de seu esqueleto e estruturas "relativamente estáveis". Pode ser dividoda em: Diagrama de classes, Diagrama de pacotes, diagrama de componentes, diagrama de objetos, diagrama de estrutura composta e diagrama de utilização.


  • Diagrama de classes: Um diagrama de classes é um modelo fundamental de uma especificação orientada a objetos. Produz a descrição mais próxima da estrutura do código de um programa, ou
    seja, mostra o conjunto de classes com seus atributos e métodos e os relacionamentos
    entre classes. Classes e relacionamentos constituem os elementos sintáticos básicos do
    diagrama de classes (SILVA, 2007).

  • Diagrama de pacotes: O pacote é um elemento sintático voltado a conter elementos sintáticos de uma
    especificação orientada a objetos. Esse elemento foi definido na primeira versão de UML para ser usado nos diagramas então existentes, como diagrama de classes, por exemplo. Na segunda versão da linguagem, foi introduzido um novo diagrama, o diagrama de pacotes, voltado a conter exclusivamente pacotes e relacionamentos entre pacotes (SILVA, 2007). Sua finalidade é tratar a modelagem estrutural do sistema dividindo o modelo em divisões lógicas e descrevendo as interações entre ele em alto nível.

  • Diagrama de componentes: O diagrama de componentes é um dos dois diagramas de UML voltados a modelar software baseado em componentes. Tem por finalidade indicar os componentes do software e seus relacionamentos. Este diagrama mostra os artefatos de que os componentes são feitos, como arquivos de codigo fonte, bibliotecas de programação ou tabelas de bancos de dados. As interfaces é que possibilitam as associações entre os componentes.

  • Diagrama de Objetos: O diagrama de objetos consiste em uma variação do diagrama de classes em que, em vez de classes, são representadas instâncias e ligações entre instâncias. A finalidade é descrever um conjunto de objetos e seus relacionamentos em um ponto no tempo. Contém objetos e vínculos e são usados para fazer a modelagem da visão de projeto estática de um sistema a partir da perspectiva de instâncias reais ou prototípicas.

  • Diagrama de estrutura composta: O diagrama de estrutura composta fornece meios de definir a estrutura de um elemento e de focalizá-la no detalhe, na construção e em relacionamentos internos. É um dos novos diagramas propostos na segunda versão de UML, voltado a detalhar elementos de
    modelagem estrutural, como classes, pacotes e componentes, descrevendo sua estrutura
    interna. O diagrama de estrutura composta introduz a noção de “porto”, um ponto de conexão do elemento modelado, a quem podem ser associadas interfaces. Também utiliza a noção de “colaboração”, que consiste em um conjunto de elementos interligados através de seus portos para a execução de uma funcionalidade específica – recurso útil para a modelagem de padrões de projeto (SILVA, 2007).

  • Diagrama de utilização: O diagrama de utilização, também denominado diagrama de implantação, consiste na organização do conjunto de elementos de um sistema para a sua execução. O principal
    elemento deste diagrama é o nodo, que representa um recurso computacional. Podem ser representados em um diagrama tantos os nodos como instâncias de nodos.
    O diagrama de implatação é util em projetos onde há muita interdepedência entre
    pedaços de hardware e software.
Fonte: http://projetos.inf.ufsc.br/arquivos_projetos/projeto_721/artigo.tcc.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...