quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Tratamento de Exceções em programações



Os ERROS que ocorrem em tempo de um mundo em mudanças, são problemas dificies de lidar por um programador. A linguagem JAVA suporta um mecanismo de tratamento de exceções. Estes mecanismos fornecem meios de transferir o controle e as informações para um tratador de exceções que tenha sido previamente especificado. Através deste mecanismo é possível afetuar diagnósticos sobre os erros e corrigi-los, o que pode tornar o sistema computacional mais robusto e, talvez, mais tolerante à falhas.
O objetivo principal de tratamento de exceções é permitir que os programas sejam construidos fora de subsistemas tolerante à falhas, sem requerer o tratamento de exceção em casa FUNÇÃO. Em outras palavras, para a maior parte dos programas não é razoável tornar cada função tolerante à falhas, em vez disto, algumas funções terão a responsabilidade de tratar os erros que ocorram tanto nelas próprias quanto em funções chamadas por elas.
As exceções em JAVA tem uma hierarquia de herança especial.
Em JAVA uma exceção é sempre uma instância de THROWABLE e esta se divide em duas subclasses ERROR e EXCEPTION.
O ERRO indica um problema grave ocorrido em tempo de execução tal como estouro de memória, cuja recuperação é muito dificil, se não for impossivel. Este tipo de problema é raro acontecer e em geral, não deve ser tratado pelo programador.
A classe EXCEPTION é basicamente dividida em RUNTIMEEXCEPTION e demais exceções. A RUNTIMEEXCEPETION, indica problemas de projeto de implementação do programa, tais como limite de ARRAYS e etc. Estas exceções não precisam, mas podem ser tratadas e implicam na revisão do projeto.

Saibam mais Clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...