sábado, 18 de junho de 2011

Trabalho em equipe: Quais erros você comete?


Já parou pra pensar o quanto precisamos dos outros para desenvolver determinadas tarefas? Já parou para analisar o quanto o trabalho em equipe está cada vez mais badalado?
Ter a capacidade de manter um bom trabalho em equipe é uma habilidade muito valorizada! E com certeza é um grande diferencial na hora de escolher um candidato para uma vaga de emprego dentro de uma organização. Quem vai querer alguém sem essa característica dentro da equipe?
Nas empresas que conheço um dos pré-requisitos fundamentais para conseguir aquela vaga de emprego é ter capacidade de trabalhar em conjunto e atingir objetivos com a equipe.
Justamente por isso, separamos alguns dos principais erros que geralmente acontecem nos ambientes de trabalho, onde equipes são prejudicadas por comportamento de colaboradores.
Vamos a nossa lista de possíveis erros detectados em algumas equipes:

Novo vírus para Android ataca custom ROM's


Nos últimos meses a vida não parece mais tão fácil para os usuários de celulares com o sistema operacional Android, com malwares e vírus surgindo até mesmo dentro da própria Android Market, e desta vez foi a empresa de segurança digital Lookout Mobile Security que identificou uma nova espécie de malware

Qual a diferença de adaptadores wireless de 54Mbps, 150 Mbps e 300 Mbps?

Se você já comprou um modem ou roteador e utiliza em sua rsidência conexão Wi-Fi, certamente já deve ter notado nas especificações do equipamento um protocolo numérico relativo ao tipo de Wi-Fi com a qual o produto é compatível. Entretanto, dados como 802.11n, 802.11g ou 802.11b não são autoexplicativos e é natural que surjam dúvidas sobre quais as diferenças existentes entre eles. 
Entender qual é o significado de cada um deles é fundamental, em especial se você deseja navegar sempre nas mais altas velocidades possíveis. E, para isso, não basta apenas contratar um plano de dados com um alto custo. É preciso, também, que os seus equipamentos possam suportar a quantidade de dados solicitada.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Least Recently User (LRU)



Em computação , algoritmos de cache (também freqüentemente chamados algoritmos de substituição ou de políticas de substituição ) são otimizando instruções - algoritmos - que um programa de computador ou um hardware mantida a estrutura pode seguir para gerenciar um cache de informações armazenadas no computador. Quando o cache está cheio, o algoritmo deve escolher quais os itens a descartar para abrir espaço para os novos.

UML - Nó


Um nó é uma peça física de equipamento, na qual o sistema será disponibilizado, por exemplo uma estação de trabalho ou um servidor. O nó geralmente contém os componentes e outras partes executáveis do código, que podem ser ligados a processos em particular ou espaços de execução.Os nós são usados nos diagramas de DEPLOYMENT, para modelar o DEPLOY de um sistema, e para ilustrar a alocação física dos artefatos implementados. Geralmente é representado por um CUBO.
Um nó geralmente possui pelo menos uma memória, bem como, uma capacidade de processo.

Três oportunidades de emprego que devem ser criadas por novas tecnologias

O mundo vive hoje uma velocidade de inovação tecnológica sem precedentes. Não à toa, muitas pessoas estão preocupadas se seu trabalho e o ambiente em que atuam será impactado por esse cenário, em médio e longo prazos. Basta lembrar do que aconteceu com a indústria das máquinas de escrever ou com o setor de pagers para perceber que essa preocupação tem fundamentos.

E se a tecnologia fez desaparecer muitos empregos, ela gerou uma série de novas oportunidades. Uma recente pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, mostra que para cada posto de trabalho que sumiu por conta do surgimento da internet foram criadas outras 2,6 vagas.

Com base nessa percepção de que a tecnologia gera uma série de oportunidades futuras, a escritora e especialista em carreira Leslie Stevens-Huffman fez uma lista – publicada no site norte-americano de busca de empregos Dice.com – de três novos setoresque devem surgir nos próximos anos e que tendem a representar excelentes possibilidades de emprego futuro.

50 coisas que qualquer nerd deve fazer antes de morrer

Por PC World/US

Publicada em 09 de março de 2011 às 10h00
    Todo mundo tem uma lista de tarefas a completar. Não aqueles afazeres de todos os dias, mas aquelas aventuras que sonhamos em fazer um dia, antes de partir. Bem, em geral, esse inventário é composto por viagens, refeições, epifanias, mas e quanto aos nerds? Será que eles não têm alguns objetivos mais, digamos, inusitados?
    Que tal em vez de escalar o Monte Everest, bater o recorde mundial no Donkey Kong? Ou dispensar o Machu Picchu, pois o que importa mesmo é construir seus próprio PC? Aqui na PC World – americana – resolvemos montar uma lista nerd, a partir de perguntas feitas aos funcionários.
    Dividimos em cinco categorias: computadores, mobilidade, games, hacker e turismo tecnológico. Eis o resultado:

domingo, 12 de junho de 2011

V-Model (Software Devolepment)


Representa um processo de desenvolvimento de software podendo até ser considerado uma extensão do modelo em cascata. Ao invés de descer de uma etapa linear, as etapas do processo são curvadas pra cima após   a codificação da fase formando assim um típico formato de V.
O V-Model demonstra as relações entre cada fase do ciclo de vida de desenvolvimento e seus associados da fase de teste. Os eixos vertical e horizontal representa o tempo ou o projeto completo e nível de abstração respectivamente.

Backup Incremental


Bem, exstem diversas formas de você manter salva as suas informações. Os sistemas atualmente estão bastante estáveis, computadores com capacidade em seu HD beixando os terabytes mas não existe nada melhor do que você efetuar, contantemente, os backups que são cópias de segurança seja do seu sistemas ou de suas informações.
Existem diversas formas de se efetuar as cópias de segurança e uma delas é o Backup Incremental.

sábado, 4 de junho de 2011

Quanto devo cobrar pelo meu serviço?

Por Estilo Fácil


Pronto, agora você já é um profissional no seu ramo de atuação e pode começar a cobrar pelos seus serviços, sejam eles de TI, ou qualquer outra área. Agora vem uma dúvida muito comum, principalmente na área de TI, coisa que sei bem porque vivi isso e ainda convivo com muita gente com esse mesmo dilema, quanto cobrar pelos meus serviços?

Dicas para se dar bem no mundo da TI


Estava analisando outro dia o perfil dos alunos da minha classe na faculdade. Percebi que se dividem basicamente em 3 tipos de pessoas: Os nerds que sabem tudo relacionado à informática e tecnologia, os esforçados, que não sabem muita coisa mas estão fazendo grande progresso ralando e tirando notas boas e os deixados pra tras, que não conseguem acompanhar o curso. Pensando nisso cheguei na conclusão do motivo do mercado de TI estar tão carente de bons profissionais.
Atualmente é muito comum uma pessoa achar que pra trabalhar com tecnologia da informação é necessário apenas bons conhecimentos técnicos no ramo… puro engano. A tecnologia da informação requer conhecimento técnico, mas o principal é a informação, que é gerada e gerenciada por pessoas. A tecnologia é apenas uma ferramenta.
Por esse motivo muitos profissionais que se acham bons, na verdade não são, pois não têm uma boa noção de como o mercado, as pessoas e a informação funciona. Olhando pra minha classe na faculdade, muita gente diria que as pessoas mais capazes e provavelmente as mais procuradas seriam os nerds, pois dominam toda a matéria técnica, porém percebo que essa realidade não existe. Verdadeiramente, as pessoas mais requisitadas naquela classe serão as pessoas do grupo dos esforçados. Pessoas que podem não ter tanto conhecimento técnico, mas sempre estão dispostas à aprender, e entendem como a informação, as pessoas e os processos funcionam.
É importante também que o profissional tenha seu diferencial, aquilo que o destaque dos demais. Segue abaixo algumas dicas que separei pra você que procura se especializar mais em sua área de TI ou apenas quer investir nesse ramo:
  • Esteja sempre disposto (a) à aprender – Uma meta interessante para quem trabalha com TI é aprender uma coisa nova por dia. Não importa o que seja, mas se esforce pra não ficar na rotina, trabalhando sempre com os mesmos métodos, pois um dia pode chegar alguém que conhece aquele método inovador explicado num congresso qualquer e tomar o seu lugar. Por isso sempre esteja disposto à aprender, e não só disposto, aprenda mesmo.
  • Fale outro idioma – Não é segredo que o inglês é ESSENCIAL. Atualmente falar inglês não é diferencial, é obrigatório, por isso se ainda não fala, procure aprender. Se já fala inglês, ótimo, fica mais fácil aprender outro idioma. Procure então um segundo idioma estrangeiro e esse sim poderá ser o seu diferencial. É interessante também manter contato com pessoas em outros países, falar com nativos de outros idiomas. Um bom site para se conhecer pessoas de outros lugares é o Omegle, um site que te coloca numa sala de bate papo com apenas uma outra pessoa estranha e aleatória de qualquer lugar do mundo.
  • Tenha bons contatos – Não adianta você ser um Steve Jobs da vida se viver dentro de uma bolha, sem conhecer e ser conhecido pelas pessoas. Por isso mantenha sempre uma boa rede de contatos, use seus amigos pra divulgar seu trabalho, aprender coisas novas e principalmente manter o seu nome e suas qualidades na cabeça das pessoas.
  • Seja flexível – Isso não quer dizer que você tenha que saber programar e ao mesmo tempo consertar um carro. Se você se considera um programador PHP, ou programador Java, ou programador ASP, posso dizer-lhe com toda certeza que você não é flexível. Por quê? Porque uma pessoa flexível não é um programador php, ou asp, ou java. É simplesmente um programador. A linguagem de programação é apenas uma ferramenta, o que importa é a lógica, a metodologia. Por isso nunca se prenda à tradições, se programa em php, comece programar em asp e se desprenda da linguagem. Se é um exímio programador de qualquer linguagem, aprenda desenhar. Existe uma grande polêmica sobre este assunto, algumas pessoas dizem que programador deve apenas programar e designers apenas desenhar. Ambos estão corretos dentro de determinados contextos, por isso avalie bem o seu contexto, a empresa que trabalha e veja qual das duas opções é mais vantajosa.
  • Seja humilde e não-egoísta – É clássico do profissional que se destaca um pouco em qualquer área (não apenas em TI) acreditar que seu conhecimento é mais importante que o ar que ele respira e não compartilhar o conhecimento com ninguém. Foi se o tempo em que esses profissionais eram essenciais, pessoas assim não são valiosas para empresa nem para o grupo de trabalho, por isso compartilhe o que sabe e outros irão compartilhar o que sabem, dessa forma todo o grupo cresce, incluindo você.
Espero que essas dicas tenham sido úteis, se você conhece algum ítem fundamental para um profissional se tornar essencial para a empresa ou grupo de trabalho, poste nos comentários!!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Qualidade é obrigação ou diferencial?


Um assunto que realmente me chamou a atenção esses dias num grupo de discussão do qual eu participo, era sobre o que era obrigação do programador e o que não era.
O assunto girava em torno da compatibilidade de sites em todos os navegadores, então uma pessoa disse que ele falava para seus clientes, que se quisesse o site compatível em todos os navegadores teria que pagar um pouco mais pelo serviço. Isso me chamou a atenção, afinal em meu ponto de vista, o cliente só paga “um pouco mais” por algum diferencial no produto/serviço que está contratando. Significa então que um site compatível é um diferencial ou a compatibilidade faz parte da qualidade do produto?
Com toda certeza a compatibilidade de site em todos os navegadores é uma obrigação do desenvolvedor. Ninguém contrata um site pra funcionar apenas no firefox e paga uma cota extra pra que ele funcione também no IE, isso é absurdo.
Certa vez em uma palestra, o palestrante disse: o cliente não pode pagar o seu preço, então o que você faz para fazer seu produto compatível ao bolso do cliente? Então uma pessoa da platéia disse bem alto: Ah eu falava pra ele que ia reduzir um pouco a qualidade e faria mais barato. O palestrante quase teve um infarto ao ouvir isso, e disse pra nunca, nunca em hipótese alguma “diminuir a qualidade”. Qualidade é o mínimo que se espera ao comprar o seu produto. O correto nesse caso seria dizer ao cliente que encontraria a melhor solução dentro do orçamento do cliente.
Em outra palestra, bem engraçada, o palestrante usou como exemplo os cosméticos da mãe dele. Em 1960 a mãe dele usava apenas um sabonete e era tudo. Lavava o cabelo com sabonete e estava tudo bem. Já em 1980 a mãe dele já usava um shampoo e um condicionador. Nos anos 90 apareceram os cremes de cabelo e de rosto e atualmente a esposa dele tem uma infinidade de cosméticos no banheiro que ele nem sabe distinguir uns dos outros. Moral da história? Antigamente a qualidade podia ser seu diferencial, mas o público evoluiu e não quer mais pagar mais caro por algo que funcione bem, isso deve ser obrigação. Quer cobrar mais caro? tenha diferencial, algo que seu concorrente não tem, algo que nenhum produto da mesma linha do seu tenha.
Um website que funciona bem em todos os navegadores não faz mais que a obrigação dele. Já um website que possui um painel de administração em flex, gráficos de estatísticas em tempo real, redundância de dados e efeitos avançados em jQuery já possui alguma funcionalidade que o difere dos sites feitos pelo concorrente, nesse caso sim o cliente pode ser cobrado a mais, porém é claro, com autorização prévia.
Bom, o que escrevi aqui não se aplica somente à websites, se você leitor trabalha com design gráfico, administração, ou até mesmo quem sabe na construção civil, saiba que isso também serve para você. Fazer seu trabalho bem feito não o torna melhor que o concorrente. Fazer mais do que a sua obrigação sim.
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