terça-feira, 31 de maio de 2011

Multiplos Monitores (multi-display)


É ideal para os aficionados por jogos ou aqueles mais exigentes que procuram uma "maior definição" nas suas telonas. É exatamente montar 2 ou mais monitores em um mesmo PC. Mas o seu uso depende da forma que você utiliza o seu PC. Por exemplo enquanto em uma tela você visualiza seus e-mails em outras telas você visualiza seus documentos e ficheiros.

Redes Ponto a Ponto


As redes ponto a ponto consistem em muitas conexões entre pares de máquinas individuais. Para ir da origem ao destino, um pacote nesse tipo de rede talvez tenha de visitar primeiro uma ou mais máquinas intermediárias. Como normalmente é possível haver várias rotas com diferentes tamanhos, encontrar boas rotas é algo importante em redes ponto a ponto. Como regra geral (embora existam muitas exceções), redes menores geograficamente localizadas tendem a usar difusão, enquanto redes maiores em geral são redes ponto a ponto. A transmissão ponto a ponto com um transmissor e um receptor às vezes é chamada unidifusão (unicasting).

Redes de difusão


As redes de difusão têm apenas um canal de comunicação, compartilhado por todas as máquinas da rede. Mensagens curtas, que em determinados contextos são chamadas pacotes, enviadas por qualquer máquina, são recebidas por todas as outras. Um campo de endereço dentro do pacote especifica o destinatário pretendido. Quando recebe um pacote, uma máquina verifica o campo de endereço. Se o pacote se destinar à máquina receptora, ela o processará; se for destinado a alguma outra máquina, o pacote será simplesmente ignorado.

Modelo Cliente/Servidor


Ele é amplamente usado e constitui a base da grande utilização da rede. Ele é aplicável quando o cliente e o servidor estão ambos no mesmo edifício (por exemplo, pertencem à mesma empresa), mas também quando estão muito distantes um do outro. Por exemplo, quando uma pessoa em sua casa acessa uma página na World Wide Web, é empregado o mesmo modelo, com o servidor da Web remoto fazendo o papel do servidor e o computador pessoal do usuário sendo o cliente. Sob a maioria das condições, um único servidor pode cuidar de um grande número de clientes.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Problemas no blogger

Bem, a mais ou menos uma semana venho enfrentando um problema no blogger. Possuo dois blog's (http://analistarodrigo.blogspot.com e o http://tomaraquedecerto.blogspot.com ) e não estou conseguindo fazer o  logout de um para fazer o login no outro e fazer atualizações. O que pode estar acontecendo? Já tentei todas as maneiras possíveis que achei para resolver o problema mas, ainda não consegui. Alguém está passando pelo mesmo problema? Necessito de ajuda.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

O planejamento de uma interface web


O design da interface de um produto multimídia deve ser consistente e agradável do ponto de vista estético, a fim de ganhar atenção dos usuários.
A Informação apresentada na página deve ser organizada de forma a facilitar a sua visualização e interpretação correta.
Vamos mostrar agora alguns passos para se obter uma boa interface.

domingo, 22 de maio de 2011

Fatores de Qualidade de um Sistema


Correção: É a capacidade dos produtos de software de realizarem suas tarefas de forma precisa, conforme definido nos requisitos e na especificação. É um fator de suma importancia em qualquer categoria de software. Nenhum outro fator poderá compensar a ausencia de correção. Não é interessante produzir um software exatamente desenvolvido do ponto de vista da interface homem-máquina, por exemplo, se as suas funções são executadas de forma incorreta.

Robustez: A robustez é a capacidade do sistema funcionar mesmo em condições anormais. É um fator diferente da correção. Um sistema pode ser correto sem ser robusto, ou seja, o seu funcionamento vai ocorrer somente em determinadas condições. O aspecto mais importante relacionado à robustez é a obtenção de um nivel de funcionamento do sistema que suporte mesmo em situações que não foram previstas na especificação dos requisitos. Na pior das hipóteses, é importante garantir que o software não vai provocar consequencias catastroficas em situações anormais.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Mitos do Profissional

Mito 1 - "Após a edição do programa e a sua colocação em funcionamento, o trabalho está terminado."
Realidade 1 - O que ocorre na realidade é completamente diferente disto. Segundo dados obtidos a partir de expreriencias anteriores, 50 a 70% do esforço de desenvolvimento de um software é despendido após a sua entrega ao cliente (manutenção).

Mito 2 - "Enquanto o programa não entrar em funcionamento, é possível avaliar a sua qualidade."
Realidade 2 - Na realidade a preocupação com a garantia do software deve fazer parte de todas as etapas do desenvolvimento, sendo que, ao fim de cada uma dessas etapas, os documentos de projeto devem ser revisados observando critérios de qualidade.

Mito 3 - "O produto a ser entregue no final do projeto é o programa funcionando."
Realidade 3 - O programa em funcionamento é uma das componentes do software... além do software, um bom projeto deve ser caracterizado pela produção de um conjunto importante de documentos.

Fonte: Engenharia de Software - Conceitos Básicos    Prof.:Vitório Bruno Mazzola

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Mitos do Cliente

Mito 1 - "Uma descrição breve e geral dos requisitos do software é o suficiente para iniciar o seu projeto... maiores detalhes podem ser definidos posteriormente."
Realidade 1 - Este é um dos problemas que podem conduzir um projeto ao fracasso, o cliente deve procurar definir o mais precisamente possível todos os requisitos importantes para o software: funções, desempenho, interfaces, restrições de projetos e critérios de validação são alguns dos pontos determinantes do sucesso de um projeto.

Mito 2 - "Os requisitos do projeto mudam continuamente durante o seu desenvolvimento, mas isto não representa um problema, uma vez que o software é flexível e poderá suportar facilmente as alterações."
Realidade 2 - É verdade que o software é flexível (pelo menos mais flexível do que a maioria dos produtos manufaturados). Entretanto, não existe software, por mais flexível que suporte alterações de requisitos significativas com adicional zero em relação ao custo de desenvolvimento. O fator de multiplicação nos custos de desenvolvimento do software devido a alterações dos requisitos cresce em função do estágio de evolução do projeto.

Fonte: Engenharia de Software - Conceitos Básicos    Prof.:Vitório Bruno Mazzola

domingo, 15 de maio de 2011

Mitos de Gerenciamento

Mito 1 - "Se a equipe dispõe de um manual repleto de padrões e procedimentos de desenvolvimento de software, então a equipe está apta a encaminhar bem o desenvolvimento."
Realidade 1 - Isto verdadeiramente não é o suficiente... é preciso que a equipe aplique efetivamente os conhecimentos apresentados no manual... é necessário que o conste no dado manual reflita a moderna pratica de desenvolvimento de software e que este seja exaustivo com relação a todos os problemas de desenvolvimento que poderão aparecer no percurso...

Mito 2 - "A equipe tem ferramentas de desenvolvimento de software de última geração, uma vez que eles dispõem de computadores de última geração."
Realidade 2 - Ter a disposição o último modelo de computador (seja ele mainframe, estação de trabalho ou PC) pode ser bastante confortável para o desenvolvedor do software, mas não oferece nenhuma garantia quanto à qualidade do software desenvolvido. Mais importante do que ter um hardware de última geração é ter ferramentas para a automação do desenvolvimento de software (as ferramentas CASE)...

Mito 3 - "Se o desenvolvimento do software estiver atrasado, basta aumentar a equipe para honrar o prazo de desenvolvimento."
Realidade 3 - Isto dificilmente vai ocorrer na realidade... alguém disse um dia que "...acrescentar pessoas em um projeto atrasado vai torná-lo ainda mais atrasado..." De fato, a introdução de novos profissionais numa equipe em fase de condução de um projeto vai requerer um etapa de treinamento dos novos elementos da equipe; para isto, serão utilizados elementos que estão envolvidos diretamente no desenvolvimento, o que vai, consequentemente, implicar em maiores atrasos no cronograma.

Fonte: Engenharia de Software - Conceitos Básicos    Prof.:Vitório Bruno Mazzola

sábado, 7 de maio de 2011

Windows – Dicas & Truques

Saiba algumas dicas e truques que você pode fazer no windows para melhorar sua performance. Mas coloque sua conta em risco já que algumas dicas ou truques mexem com o registro do windows.


Para ligar, desligar e reiniciar o windows mais rapidamente

1 – No menu INICIAR, clique em EXECUTAR e digite Regedit. Em seguinda, procure o diretorio HKEY_CURRENT_USER\ControlPane\Desktop\. Chegando lá, encontre o valor HungAppTimeout que deve estar em 5000 (padrão). Se não estiver, coloque. Por aí mesmo, procure o valor WaitTokillAppTimeout e troque para 3000.

Em HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control\, troque o valor de WaitTokillServiceTimeout para 3000 também.

2 – No Manu Iniciar, clique em Executar e digite o comando gpedit.msc (Atenção: este comando não está disponivel no Windows XP Home). Depois, em Configurações do Computador, vá até Modelos Administrativos, pule para Sistema e depois Perfis de Usuário.  Do lado direito da tela aparece a opção Número Máximo de tentativas para descarregar e atualizar perfil de usuário. Ative-o e atribua o valor “1”. Isto garante que a quantidade de vezes que o sistema irá tentar descarregar e atulizar a parte do Registro de um perfil de usuário será 1.

Para permitir a entrada automática de um usuário padrão, sem digitar a senha

No menu INICIAR, clique em EXECUTAR e digite control userpasswords2. Vá até Usuários, mantenha selecionado o usuário que irá logar automaticamente, na caixa de baixo, em seguida desabilite a opção Usuários devem entrar um nome e senha para usar este computador e clique em Aplicar.
Aparecerá uma caixa de diálogo solicitando nome de usuário e senha.
Escolha o nome de usuário padrão e coloque uma senha.
Após isso, vá até o Painel de Controle, clique em Contas de Usuário e clique em Alterar o modo como usuários fazem logon ou logoff e desabilite as opções Use a tela de boas-vindas e Use a troca rápida de usuário.

Para acelerar o menu Iniciar

No menu INICIAR, clique em EXECUTAR e digite Regedit. Depois, selecione o diretório HKEY_CURRENT_USER\ControlPanel\Desktop e procure o valor de sequência MenuShowDelay. Altere o valor de 400 para 100 ou 50. Caso você não tenha esta chave, crie-a com os valores 100 ou 50.

Para acessar programas e arquivos com mais rapidez

No menu INICIAR, clique em EXECUTAR e digite Regedit. Em seguida, selecione o diretório HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\FileSystem. Crie um Dword com valor (Edit/New/Dword Value). Renomeados com o nome de ContigFileAllocSize. Dê um duplo clique sobre o mesmo e digite o valor de 200 em hexadecimal (512 em decimal).

Para remover o Windows Messenger

Alguns programas que acompanham o Windows XP não possuem nenhuma forma acessivel de remoção, mas isso é possível. Um desses softwares é o Windows Messenger. Para desinstalá-lo, abra o Bloco de notas e por ele acesse o arquivo sysoc.inf (você também pode acessar esse arquivo digitando C:\windows\inf\sysoc.inf em Executar), presente em C:\Windows\inf. Na seção Components, remova somente a palavra “hide” do componente que você deseja desinstalar. Em nosso exemplo, a remoção é do software Windows Messenger e sua linho no arquivo sysoc.inf (msmsgs=msgrocm.dll,OcEntry,msmsgs.inf,hide,7) ficará assim (msmsgs=msgrocm.dll,OcEntry,msmsgs.inf,,7). Após isso, salve os arquivos e componentes escolhidos, que agora poderão ser desinstalados normalmente pelo Painel de Controle/Adicionar ou remover programas. Vale dizer que a primeira palavra em cada linha indica o programa e para cada uma delas é necessário remover a palavra “hide” para que o aplicativo em questão possa ser removido do Windows XP. Antes de executar o procedimento, faça uma cópia do arquivo sysoc.inf, por precaução.

Para navegar mais rápido

No menu INICIAR, clique em EXECUTAR e digite gpedit.msc. Depois encontre Configuração do Computador, Modelos Administrativos e Rede. Selecione, na janela esquerda, Agendador de Pacotes QoS. Na janela da direita, dê duplo clique em Limitar largura da banda reservável. Na aba Configuração, selecione Ativado.  Na linha Limite de largura de banda, digite “0” e dê OK.
Vá até o Painel de controle, Conexões de Rede e clique com o botão direito na conexão existente, selecione Propriedades. Na aba Geral, habilite o Agendador de Pacotes QoS e reinicie o computador.
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